Governança

Garantir o controle e a conformidade legal e regulatória, bem como o adequado gerenciamento dos riscos corporativos. 

Como se desenvolve o pilar Governança dentro da gestão de performance corporativa

As regras do jogo estão continuamente em transformação. Diariamente dezenas de novas leis e regulamentações moldam as opções estratégicas de gestores, restringindo o escopo de suas decisões e ao mesmo tempo expondo a companhia a um risco desconhecido. Hoje em dia não é mais possível planejar a estratégia sem considerar variáveis como: regras fiscais, normas setoriais, leis trabalhistas e previdenciárias e etc.
Há um forte movimento no governo e órgãos reguladores para modernizarem seus mecanismos de fiscalização. Além disso, companhias com presença global precisam adequar seus modelos de negócio as especificidades de cada região em que estabelece a sua presença. 
A sua organização vincula riscos e controles corporativos a execução da estratégia?

As perdas com deficiências nos controles e gestão dos riscos corporativos, podem provocar perdas gigantescas para as empresas, e para a sociedade. São exemplos recentes do tipo de prejuízo que a falta de controle e compliance podem ocasionar: infrações por descumprimentos regulatórios apenas no setor de energia, ultrapassaram R$500 milhões em um ano(dados da ANEL); anualmente estima-se que cerca de 18 mil processos são protocolados na justiça do trabalho sobre irregularidades na terceirização, gerando penalizações que ultrapassam R$1 bilhão de reais.

 Alem de tudo, falhas nos controles abrem espaço para a corrupção nas empresas e organismos públicos, que já amargam um custo que pode ultrapassar 2% do PIB anualmente (segundo dados da FIESP).               

O gerenciamento superficial dos riscos corporativos, bem como a ineficácia dos controles internos podem pôr em cheque estratégias inteiras, e inviabilizar uma empresa. A falta de visibilidade sobre a exposição a passivos, e riscos tais como: descumprimento de normas regulatórias, conformidade trabalhista de terceirizados, não cumprimento da legislação fiscal, e mesmo falhas nos controles que garantam a rastreabilidade de informações críticas do negócio, podem gerar imensos prejuízos financeiros e a imagem da companhia.

Uma das soluções para que se possa reduzir essa exposição, é a companhia se aprimorar e automatizar seus controles, eliminando o risco de falhas humanas no tratamento de questões legais e regulatórias. O gerenciamento estratégico de informações de compliance representados em mapas de riscos corporativos, permitirá a companhia detectar precocemente anomalias que possam pôr em risco a sua estratégia, bem como ferir os seus valores.

A JExperts provê soluções para automação de controles, gestão regulatória, auditoria interna e riscos corporativos de forma integrada a estratégia e ao desempenho a cadeia de valor, garantindo um repositório único e confiável de governança para sua organização.

 

 

Selecione o escritório que deseja para ver o contato.
Ainda com Dúvidas? Veja as dúvidas frequentes